O cálcio é o mineral mais abundante no corpo humano, sendo conhecido principalmente por seu papel na saúde dos ossos e na proteção da osteoporose. No entanto, além de sua extrema importância para os ossos, o cálcio é necessário para funções como transmissão de sinais nervosos, funcionamento celular normal, secreção de hormônios, coagulação sanguínea e ainda contração e relaxamento dos músculos. Dessa forma, os problemas causados pela deficiência de cálcio no organismo podem envolver qualquer uma dessas funções, manifestando-se de diversas maneiras diferentes.

 

As consequências da falta de cálcio no organismo

 

Os problemas que podem surgir devido à falta de cálcio no organismo variam muito, mas é fato que uma deficiência de cálcio crônica pode causar algumas consequências severas ao nosso corpo. Níveis baixos de cálcio no sangue podem ocasionar:

– Desmaios;

– Insuficiência cardíaca;

– Dores no peito;

– Dormência em volta da boca ou nos dedos;

– Cãibras musculares, principalmente nas costas e nas pernas;

– Dificuldades de respiração;

– Dificuldades para engolir;

– Mudanças na voz devido ao espasmo da laringe;

– Fadiga; 

– Irritabilidade, depressão, ansiedade e mudanças de personalidade;

– Convulsões;

– Unhas quebradiças;

– Psoríase;

– Pele seca;

– Degradação da arcada dentária;

– Enfraquecimento muscular;

– Catarata;

– Osteoporose.

 

Uma das formas de combater os problemas acarretados pela falta de cálcio no organismo é com o consumo de alimentos ricos neste importante nutriente, sendo o leite e seus derivados uma das principais fontes de cálcio. E, para não sofrer com a má digestão à lactose e poder aproveitar os benefícios desses alimentos, você pode contar com o auxílio de Lactosil!

 

Fonte: University Health News