O iogurte é um dos alimentos mais democráticos, adorado por pessoas de diversas idades. Ele é a pedida perfeita para incrementar as refeições e além de super saboroso, traz vários benefícios para sua saúde. O iogurte natural é uma importante fonte de proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas (A, B1, B2, B3, B6, B12, C, D), potássio, cálcio, fósforo, magnésio, zinco, ferro, sódio, biotina, ácido pantotênico, ácido fólico, colina e inositol.

O principal benefício do Iogurte para nossa saúde é a ação dos lactobacilos probióticos presentes nele. Os lactobacilos são organismos vivos que auxiliam o corpo na digestão dos alimentos, sintetização das vitaminas e processamento dos hormônios.

Além disso, acrescentar iogurte na alimentação diária contribui para o bom funcionamento do intestino e combate às bactérias, promovendo sua limpeza de forma natural; aumenta os níveis de cálcio no organismo, ajudando no combate à osteoporose e mantendo os ossos e dentes mais fortes, melhora o sistema imunológico e auxilia na absorção de vitaminas, ajudando no processo de emagrecimento.

Segundo pesquisadores da Universidade de Tennessee (EUA), adultos obesos que ingeriam três porções de iogurte desnatado por dia, como parte de uma dieta de baixa caloria, perdiam 22% mais peso e 61% mais gordura corporal do que aqueles que simplesmente cortavam calorias. O estudo foi divulgado na publicação científica International Journal of Obesity. Segundo os autores, os resultados aumentam as evidências de que a ingestão de cálcio e proteínas, tanto do iogurte como de outros produtos lácteos, pode ajudar a queimar gordura e promover a perda de peso de forma mais acelerada.

Apesar do iogurte apresentar inúmeras vantagens para a saúde, ele ainda é um derivado do leite e para algumas pessoas, o consumo deste produto pode causar desconforto e má digestão. Para isso existe o Lactosil, enzima lactase que auxilia a digestão e alivia o desconforto. Assim, você pode acrescentar o iogurte na dieta sem preocupações!

 

Fonte: Dicas de Mulher, Minha Vida.